Redes Sociais

Encontre o que deseja

    Brasil

Ministro do TSE vê indícios de abuso de poder econômico e torna inelegíveis prefeito de Santa Rosa e Luciano Hang

Ex-prefeito de Santa Rosa também foi condenado. Ação é relacionada a um ato realizado pelo empresário às vésperas das eleições municipais de 2020. Prefeito atual segue no cargo. Envolvidos vão recorrer.

Publicada em 04/06/2025 as 05:54h por Por Everson Dornelles, g1 RS e RBS TV
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução)

O ministro André Ramos Tavares, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tornou inelegíveis o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei (PP), o ex-prefeito Alcides Vicini (PP) e o empresário Luciano Hang até 2028. A decisão é de 28 de abril, e foi confirmada pela reportagem na segunda (2).

 

 

No entendimento do magistrado, teria havido abuso de poder econômico em um ato realizado na cidade. Entenda abaixo. Cabe recurso contra a decisão e os três informaram à reportagem que buscarão reverter a decisão.

 

 

A ação foi protocolada pela Coligação União do Povo por Santa Rosa, após as eleições municipais de 2020, e não interfere no atual mandado. Mantei permanece no cargo, mas está impedido de concorrer por 8 anos, a contar de 2020.

 

 

De acordo com a ação apresentada na Justiça Eleitoral, Hang esteve no município quatro dias antes das eleições e teria anunciado a instalação de uma unidade da rede durante um ato. O convite para o empresário realizar o evento em Santa Rosa foi feito pelo então prefeito Alcides Vini.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que dizem os envolvidos

 

 

A defesa do prefeito Anderson Mantei, feita pelo advogado Guilherme Barcelos, garante que não houve irregularidade e informou que vai recorrer da decisão.

 

 

O advogado César Augusto Schmitt Sousa, representante do ex-prefeito Alcides Vicini, afirmou que recebeu a decisão do TSE com "total surpresa" e que "apresentará o competente recurso".

 

 

A defesa de Luciano Hang sustenta que "não existe nenhuma lei que proíba empresários de apoiarem candidatos ou expressarem suas opiniões políticas. Ele também estuda medidas legais para tentar reverter a decisão.

 

 

 




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3991430 | Usuários Online: 41

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados