Em 2017, o vereador progressista Ilson Meireles, mediante aprovação em plenário, solicitou envio de correspondência ao Prefeito Ivo Ferreira, sugerindo a construção de uma plataforma de desembarque para caiaques no Arroio Duro, próximo a ponte do CTG Camaquã.
Na época, o parlamentar solicitou também limpeza das laterais do referido canal em toda sua extensão. A sugestão foi encaminhada ao chefe do Executivo em 12 de dezembro de 2017. Durante comentário na Rádio Cidade, o ex-vereador e advogado, Fúlvio Lessa, disse que o arroio duro deveria ser melhor aproveitado do ponto de vista turístico. O comentarista lembrou do projeto de autoria do saudoso engenheiro Leonel Guasselli, intitulado Parque do Arroio Duro, visando a preservação do meio ambiente e embelezamento da cidade.
Em 11 de maio de 2011, foi aprovado na Câmara de Vereadores, o projeto de Lei Legislativo nº 13/2011, denominando Parque Leonel Guasselli, a orla do Arroio Duro, entre o complexo Rui de Castro Netto e as comportas da AUD na BR-116. Passaram-se mais de 10 anos e o projeto não saiu do papel.