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Profissionais da Prefeitura de Camaquã participam de formação sobre a Busca Ativa Escolar

Medida visa diminuir casos crianças e adolescentes fora dos espaços escolares ou em risco de evasão

Publicada em 02/05/2022 as 17:46h por Ascom Prefeitura de Camaquã
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 (Foto: Divulgação)

Aconteceu, na última sexta-feira (29), um encontro formativo sobre a Busca Ativa Escolar para os profissionais da Prefeitura de Camaquã. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal da Educação e Desporto (SMED) e foi coordenado pela assessora pedagógica, Lilian Nunes da Silva, e pelo assessor de secretarias escolares, Luiz Maurem Derrossi Junior.

 

O momento formativo contou com a presença da secretária-adjunta da SMED, Jaqueline Santos, do secretário Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social, Diego Garcia, e sua equipe gestora. Contou ainda com a participação dos representantes dos Centros de Referência de Assistência Social, dos agentes comunitários de saúde e também dos representantes das Unidades Básicas de Saúde.

 


Jaqueline reforçou a importância da iniciativa no combate à exclusão escolar no município de Camaquã, bem como salientou a necessidade de uma ação protagonizada de forma intersetorial para garantir que o direito à educação das crianças e jovens camaquenses seja assegurado.

 

A estratégia da Busca Ativa Escolar, elaborada pela UNICEF, visa identificar, registrar, controlar e acompanhar crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória que estão fora dos espaços escolares ou em risco de evasão. Para isso, é disponibilizado ao município uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica como instrumentos de combate ao abandono escolar. No encontro, os assessores técnicos explanaram tanto sobre a dinâmica da metodologia social, como também sobre o funcionamento da ferramenta tecnológica disponibilizada pela UNICEF.

 

Lilian e Derrossi Junior relataram que foi um encontro formativo importante para avançar no combate às causas que resultam na exclusão escolar dos meninos e meninas camaquenses. Eles acrescentaram ainda que “foi um momento de diálogo, em que foi possível compreender as vivências dos profissionais de campo de forma a viabilizar ações efetivas de resgate à escola levando em consideração a realidade do município”.




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