Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 

Encontre o que deseja

NO AR

Acorda Cidade

    Destaques

Próximas noites e madrugadas vão ser muito quentes e abafadas, diz Metsul Meteorologia

Massa de ar quente e maior umidade vão trazer sequência de noites e madrugadas com temperatura muito acima da média do mês de janeiro.

Publicada em 15/01/2022 as 19:39h por MetSul Meteorologia
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução/Metsul)

A semana quase toda foi marcada por noites de temperatura agradável e até baixas para esta época do ano em localidades serranas, a despeito de fazer muito calor durante o dia.

 

Com o aumento da umidade que vai trazer chuva e temporais em diversos pontos durante os próximos dias, as noites até agora agradáveis passarão a muito desconfortáveis com marcas nos termômetros bastante altas mesmo durante a madrugada.

 

Os próximos dias, assim, vão ser de mínimas bastante elevadas, em muitas cidades acima de 25ºC. Haverá locais que vão, inclusive, virar toda a noite ou quase toda a noite com temperatura ao redor ou acima de 30ºC.

 

Em Porto Alegre e região metropolitana, as mínimas nas estações de referência do Inmet vão ficar entre 24ºC e 26ºC neste fim de semana e na segunda-feira, mas como a Grande Porto Alegre tem múltiplos microclimas, áreas densamente povoadas e com muitas construções não devem baixar de 27ºC ou 28ºC em algumas madrugadas. O que pode atenuar mínimas mais altas é chuva ou temporal de fim da tarde ou à noite, mas, em compensação, o abafamento acaba aumentando.

 

A temperatura mínima média histórica de Porto Alegre no mês de janeiro é de 20,5ºC (série 1961-1990) ou 20,6ºC (série 1981-2010), mas durante a próxima semana as marcas mínimas devem ficar acima a muito acima destes valores médios pela massa de ar quente e úmido que vai estar sobre o Rio Grande do Sul. Com isso, as noites agradáveis que predominaram até este momento no verão em razão da forte estiagem no Rio Grande do Sul devem dar lugar a noites quentes e abafadas na cidade.

 

Também na Serra que vinha tendo noites amenas ou até frias para janeiro em alguns dias são esperadas noites e madrugadas de temperatura alta nos próximos dias. Em Caxias do Sul e em Gramado, por exemplo, mínimas de 20ºC a 22ºC predominarão nos próximos dias. Logo, cidades da Serra a 700/800 metros de altitude terão mínimas mais altas que a média mínima histórica de janeiro em Porto Alegre que está quase ao nível do mar.

 

A média mínima de janeiro em Caxias é de 16,7ºC, portanto os próximos dias terão madrugadas até 5ºC mais quentes do que é normal para esta época do ano.




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 2167134 | Usuários Online: 58

Copyright © 2019 - Grupo Art Mídia Comunicação - Todos os direitos reservados