Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 

Encontre o que deseja

NO AR

Madrugada da Cidade

    Economia

Nascidos entre 1968 e 1983 já podem agendar o saque de dinheiro 'esquecido' em bancos

Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência

Publicada em 14/03/2022 as 10:41h por Jornal O Sul
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução/Internet)

A partir desta segunda-feira (14), as pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas abertas nesse período podem pedir o saque de dinheiro “esquecido” em instituições financeiras. O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo BC (Banco Central) para consulta e agendamento da retirada de saldos residuais.

 

A consulta foi aberta em 13 de fevereiro. Na ocasião, o próprio sistema informou a data e o horário em que usuários com recursos a sacar devem retornar ao site para fazer o agendamento. O processo segue até sexta-feira (18). Quem perder o prazo ou o horário poderá fazer uma repescagem no sábado (19), das 4h à meia-noite. O usuário que perder a repescagem só poderá retomar o processo a partir de 28 de março.

 

Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é de que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido.

 

Para agendar o saque, o usuário deve ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.

 

Segundo o BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.

 

Calendário

 

Para evitar excesso de procura no site, o BC escalonou o pedido de saque conforme a idade do correntista ou a data de fundação da empresa. A cada semana, um público diferente será atendido.

 

O prazo de agendamento para pessoas nascidas até 1968 ou empresas fundadas antes daquele ano ocorreu de 7 a 11 de março, com repescagem no último sábado (12). Para quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa naquele ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março.

 

Nessa primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis.

 

 




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 2380921 | Usuários Online: 16

Copyright © 2019 - Grupo Art Mídia Comunicação - Todos os direitos reservados