Durante uma coletiva no Festival de Cinema de Berlim, o ator Sebastian Stan, de 42 anos, repreendeu um jornalista que se referiu ao seu colega de elenco, Adam Pearson, 39, como uma "fera". Os atores estavam promovendo o filme A Different Man, onde Pearson, que tem neurofibromatose, interpreta um personagem central. A condição de Pearson causa o crescimento de tumores benignos em seu tecido nervoso, resultando em uma desfiguração facial.
Sebastian Stan rapidamente reagiu: "Vou te criticar um pouco sobre a escolha das palavras, porque acho que parte da importância do filme é que muitas vezes não temos nem o vocabulário certo." Ele explicou que o termo "fera" não era adequado e destacou que o filme traz uma reflexão sobre nossas ideias preconcebidas e como não somos educados para entender essas experiências.
“'Espero que se você puder ter o mesmo ponto de vista objetivo enquanto assiste ao filme, então talvez você consiga identificar seus instintos iniciais, e talvez eles nem sempre sejam os corretos”, complementou.
Enquanto isso, Pearson acrescentou: "Esse foi o gancho que demos a Sebastian: você não sabe o que é ter uma desfiguração, mas sabe o que é não ter privacidade e ter sua vida constantemente invadida. Você se torna propriedade pública."
O que é neurofibromatose ?
O ator britânico Adam Pearson, diagnosticado com neurofibromatose tipo 1 aos 5 anos, sofre com a desfiguração facial devido à progressão dos tumores desde a infância. Aos 8 anos, sua aparência já apresentava mudanças significativas. Pearson encontrou na atuação uma forma de superar os desafios impostos pela condição, utilizando sua plataforma para desafiar estereótipos em Hollywood.
A neurofibromatose é um grupo de doenças genéticas que afetam o crescimento e o desenvolvimento do tecido nervoso, causando o aparecimento de tumores, geralmente benignos, ao longo dos nervos. Existem três tipos principais:
Neurofibromatose tipo 1 (NF1): A forma mais comum, geralmente manifestada na infância. Causa manchas café com leite na pele e neurofibromas (tumores benignos nos nervos). Pode também provocar problemas ósseos, como escoliose, e dificuldades de aprendizagem.
Neurofibromatose tipo 2 (NF2): Mais rara, provoca o crescimento de tumores benignos nos nervos que afetam a audição e o equilíbrio, como os schwannomas vestibulares, levando à perda auditiva progressiva.
Schwannomatose: A forma mais rara, provoca a formação de tumores benignos nos nervos periféricos, causando dor crônica.