Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 

Encontre o que deseja

NO AR

Gaita,Campo e Violão

    Política

Câmara de Camaquã aprova homenagem ao ex-prefeito Hermes Rocha

Projeto de autoria do vereador Professor Claiton Silva (PDT) concede o Título de Cidadão Camaquense Honorário ao ex-prefeito de Camaquã, Hermes da Rocha

Publicada em 11/10/2021 as 09:17h por Rádio Cidade Camaquã
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Rádio Cidade Camaquã)

O projeto concede o Título de Cidadão Camaquense Honorário ao Sr. Hermes da Rocha, pelos serviços prestados à comunidade camaquense, em prol do desenvolvimento do município de Camaquã. A autoria do texto é do vereador Professor Claiton Silva (PDT).

 

Hermes da Rocha, nascido em 10 de maio de 1946, na localidade da Imbira em Camaquã, filho de José Joaquim da Rocha e de Erotide Cunha da Rocha (pequenos agricultores), casado com Sandra Ignez Franz da Rocha; pai de: Luciana Franz da Rocha, Hermes da Rocha Júnior, Juliano Franz da Rocha e de Fabíola Franz da Rocha; e avô de 4 netos: Eduardo Bartz da Rocha, Matheus da Rocha Nogueira, Arthur Beiersdorf da Rocha e Rafael Beiersdorf da Rocha.

 

Técnico em Contabilidade; Contador titular de Escritório de Contabilidade; Contador Perito do Juízo em Ações Cíveis; Conselheiro Fiscal na CEEE e CRT com dois mandatos em cada; Professor de Ensino Médio no Colégio Cônego Luiz Walter Hanquet; Professor na Faculdade Camaquense de Ciências Contábeis e Administrativas; e foi membro da equipe da executora do Curso de Extensão Empresarial (curso convênio do Governo do RS e Universidades do Estado).

 

Formação

Primário (atual Anos Iniciais do Ensino Fundamental), nos Colégios Marechal Floriano Peixoto, Marechal Deodoro da Fonseca e Sete de Setembro; Ginasial (atual Anos Finais do Fundamental), no Colégio Estadual de Camaquã (Instituto de Educação Cônego Luiz Walter Hanquet); Ensino Médio Científico no Colégio Estadual e Técnico em Contabilidade no Colégio Marista São José; Ensino Superior na Faculdade Camaquense Ciências Contábeis e Administrativas; e Pós Graduação pela PUC-RS (convênio FUNDASUL).

 

Cargos Ocupados

Secretário do PDT; Presidente do PDT por quatro mandatos (8 anos), sempre muito vinculado as ideias de Brizola; Participou da Diretoria do Clube Alvorada; foi Presidente, Vice-presidente e Tesoureiro do Clube Camaquense de Xadrez; Foi membro do Corpo de Jurados do Foro de Camaquã; Já na Igreja Matriz de Camaquã, foi membro do Conselho Paroquial, Encontrista (Encontro de Casais) e Festeiro da Festa de São João Batista de Camaquã por duas vezes; Ocupou o cargo de Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa do RS; Exerceu mandato de Vereador pelo PDT (1988-1992); e Prefeito eleito pelo PDT (1993-1996).

 

Hermes, desde estudante secundarista, tinha preocupação com a política e o destino de nosso país. Naquele período grave da Ditadura Militar que era perigoso fazer oposição ao regime, o jovem Hermes com firmeza tomou partido e foi para a luta política. Em 1972, com 25 anos de idade, participou da disputa eleitoral, candidato a vereador, com objetivos de lutar contra o arbítrio, a censura, as prisões e a favor da liberdade e redemocratização do País. Pelo seu ímpeto, inteligência e liderança jovem, Hermes foi tachado como perigoso ao regime militar o que lhe custou o seu fichamento no DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) órgão de repressão da Ditadura Militar.

 

Sua obstinação política continuou, concorreu a vereador em 1976, ficando como 3º suplente no Poder Legislativo. Em 1979, Hermes, engajou-se nos movimentos pela Anistia, redemocratização do Brasil e criação de novas opções partidárias. Em Camaquã liderou junto, com Adão Barbosa, Hilson Dias, André Lempek, André Oswaldt, Anulino Copes, José Carlos Copes e José Cândido para a criação do PTB, que após a entrega da sigla para Ivete Vargas, sob a liderança de Leonel Brizola, Hermes foi um dos fundadores do PDT em Camaquã, partido que segue até hoje.

 

» Em 1982, já sob a abertura democrática, Hermes Rocha concorreu a Vice-prefeito na chapa liderada por Hilson Dias.

 

» Em 1984, participou do Movimento pelas Diretas Já. Cujo desfecho foi a vitória de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral, e a consequente posse de José Sarney na presidência da República com a morte de Tancredo.

 

» Em 1988, Hermes se elegeu vereador. Na câmara realizou um mandato muito alinhado ao programa de governo do prefeito José Cândido. Sua postura neste seu primeiro mandato como vereador chamou atenção do partido, indicando-o a disputar uma cadeira de Deputado na Câmara Federal nas eleições de 1990.

 

» Em 1992, Hermes disputa e vence as eleições para prefeito. Cumpriu seu mandato com muitas realizações e iniciativas. No seu último ano de mandato como prefeito, enfrentou a pior enchente já registrada na história de Camaquã. O Caos que a sociedade camaquense enfrentou com aquela adversidade, encontrou no Prefeito todo o suporte, primeiro em salvar vidas, auxílio no retorno a vida normal e a recuperação dos milhares de prejuízos causados ao patrimônio público e privado. Com muito trabalho, em um ano, o município foi recuperado e o reconhecimento foi expresso pela comunidade com a eleição do seu sucessor que concorreu em chapa pura no PDT, José Cândido de Godoy Netto.

 

» Em 2000, Hermes concorre a vice-prefeito do então candidato André Oswaldt;

 

» Em 2004, Hermes concorre a prefeito numa coligação tendo Marco Longaray, como candidato a vice-prefeito;

 

» Em 2008, Hermes disputou a prefeitura numa coligação PDT, PSB e PT, tendo como candidato a vice-prefeito Beto Grill;

 

» Em 2012, Hermes Rocha na condição de presidente do PDT planejou e construiu uma aliança do campo popular, tendo como candidato a prefeito José Carlos Copes e Vice Renato Nogueira.

 

Destaco também sua longa vida pública e política, desempenhada com lealdade aos seus princípios ideológicos, com ética, respeito, tolerância na troca de ideias e no debate fraterno que as democracias proporcionam.

 

Hoje, reside no Bairro Siá Juliana, e vai frequentemente no Sitio do Vô Joaquim, herança de família que o ex-prefeito com sua esposa Sandra, curtem as maravilhas da natureza.




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 1724346 | Usuários Online: 69

Copyright © 2019 - Grupo Art Mídia Comunicação - Todos os direitos reservados