Silvio Rafaeli é politico experiente e de alta credibidade, foi vereador em Tapes e duas vezes prefeito. Silvio é pré-candidato a deputado estadual pelo PDT, seu único partido em toda a trajetória politica.
Silvio nasceu no passo fundo, assistido por parteira. Perdeu sua mãe, com 20 anos durante o parto. Foi Criado pela avó, viúva que lavava roupas para sustentar a ela e o neto. Estudou no interior, percorrendo a pé diariamente 5 Km, trajeto de sua casa até escola. No horário alternado a escola, aprendeu a lida da lavoura de arroz, a capina de soja com cavalo, conheceu a dificuldade de produzir.
Com 14 anos, foi trabalhar no comércio, permanecendo na atividade por muito tempo. Foi chefe de filial da DJA, gerente de vendas da Chevrolet, da Motorisa, e em 1990 foi para Santo Ângelo, gerenciar a revenda Chevrolet Pilau Veículos. Lá empreendeu, fundou com amigos um restaurante chamado Rolla Chopp, hoje Rolla Prime, que continua vivo desde 1996.
Voltou para a atividade agrícola em 1999, onde encontrou a classe “numa verdadeira guerra para ser lutada”. Alí começava a trajetória política para representar exatamente aquilo que defendia. "O momento era tenso, atacar caminhões, fechar indústrias, dialogar com a cadeia produtiva não era tarefa fácil”, disse Silvio em entrevista a Rádio Cidade.
O político que é uma das maiores lideranças da região Costa Doce do RS, lembrou de uma passagem que marcou sua vida quando o presidente da Federarroz, Valter José Potter, fez uma provocação: “quem tiver vocação política, tem que nos representar”, convite aceito.
Silvio foi vereador de 2009 a 2012 em Tapes, onde exerceu a função de líder do governo. Foi prefeito de 2013 a 2020, no mesmo município . Neste período, resgatou a comissão de agricultura e meio ambiente da Famurs, sendo presidente de 2014 a 2020.
Com essa representação, participou da câmara setorial do arroz estadual até 2020. Como membro da comissão, também ajudou a mudar o sistema de licenciamento ambiental, trazendo a simplicidade e economia ao dar condições aos próprios municípios para fazerem o licenciamento. Com a confederação nacional dos municípios, tem até hoje a representação de todos os municípios arrozeiros na câmara setorial nacional do arroz.
Silvio Rafaeli foi dirigente do Sindicato Rural de Tapes, foi presidente da cooperativa Costa Doce de Tapes, e também participou da diretoria da Federarroz, quando no ano passado, pediu permissão para sair e projetar a sua pré-candidatura a deputado estadual. Nos oito anos de prefeito, foi por três vezes, presidente do Consórcio Intermunicipal Centro-Sul. E, duas vezes presidente da Associação de Municípios da Costa Doce.
Como prefeito preferiu investir pela ordem em: Saúde, Educação e Assistência Social.
Silvio fez questão de enfatizar que "esse tripé, é o estruturante em qualquer comunidade. E a luta maior é por saúde regionalizada. Na agricultura, seguro rural decente e irrigação”. Concluiu.