O prefeito eleito de Canoas, Airton Souza (PL), prestou depoimento à Polícia Federal (PF), em Porto Alegre, na segunda-feira (25). Durante cerca de 30 minutos, conforme a defesa, o político apresentou a sua versão sobre o vídeo em que aparece retirando um maço de dinheiro de dentro das calças e entregando a uma pessoa no interior de um veículo.
A reportagem entrou em contato com a PF, que informou que "não comenta casos que ainda estão sob investigação, apenas após a conclusão do inquérito".
Conforme o advogado Ricardo Breier, que acompanhou Airton, a gravação é de 18 de outubro. O valor seria destinado para pagamento da última parcela de um empréstimo que o político tomou de um amigo.
"Não tem nada a ver com questão política, e, sim, uma relação privada dele. O prefeito tem todo os registros, e vai comprovar", afirma Breier.
As imagens foram gravadas pela própria pessoa que recebe as notas, sem que Airton percebesse. A filmagem foi feita na Rua Doutor Barcelos, a poucos metros do comitê do então candidato. No vídeo, ele aparece com um adesivo com o número 22 colado na camiseta, referência ao partido do qual faz parte.
Breier afirma que o local do encontro foi sugerido apenas em razão da agenda do político, envolvido com compromissos de campanha às vésperas do segundo turno, mas que "não tem nenhuma relação com o processo eleitoral".
A defesa informou que vai enviar aos investigadores uma ata notarial que reúne registros de conversas, desde fevereiro, com o suposto destinatário do montante e que corroboram com a versão apresentada.
A eleição
O candidato do PL somou 52,12% dos votos válidos. O atual prefeito, Jairo Jorge (PSD), teve 47,88% dos votos válidos.
Airton Souza, de 57 anos, é natural de Tenente Portela. Casado, o empresário do ramo gráfico foi eleito vereador em 2004, 2008, 2012 e 2020. O vice-prefeito na chapa é Rodrigo Busato (União Brasil), de 39 anos.
Em sua primeira manifestação após ser eleito, Airton falou sobre o legado que deseja deixar com o seu mandato.
"Legado de honestidade, de transparência e de uma gestão que realmente deixou a comunidade de Canoas feliz", projetou.
Canoas é a terceira maior cidade do RS, com 359.554 habitantes. O município foi um dos mais atingidos pela enchente de maio, registrando a maior quantidade de mortos – 31 óbitos entre as 183 vítimas de todo o estado.