Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 

Encontre o que deseja

NO AR

Maratona Rádio Cidade

    Política

Vereador Ilson Meireles denuncia infestação de morcegos nos bairros de Camaquã

Publicada em 14/02/20 as 00:48h por Rádio Cidade Camaquã - 330 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução)
Durante seu comentário semanal na Rádio Cidade, o vereador Ilson Meireles disse que há infestações de morcegos em vários bairros da cidade. 

Segundo o vereador, uma moradora encaminhou denúncia a vigilância sanitária há 15 dias e ainda não houve nenhuma providência do setor. O parlamentar disse que uma mulher foi mordida por um morcego no Bairro São Luiz e a mesma esta em tratamento médico em Porto Alegre. Ouvintes da emissora após a manifestação do vereador disseram que nos bairros Vila Nova e Dona Tereza também há infestações de morcegos.

FIQUE SABENDO

Se alguém for mordido por morcego procure a unidade de saúde mais próxima. Mantenha seus animais de estimação, cães e gatos, com a vacina da raiva em dia. No caso de sofrer agressão (mordedura, lambedura ou arranhões) de morcego, lave o ferimento imediatamente com água corrente e sabão.

Dentro dos centros urbanos, a maior parte dos morcegos é frugívora ou insetívora - ou seja, se alimenta de frutas e insetos. Mas, eventualmente, ocorrem ataques de hematófagos ou “vampiros”. Em caso de mordida, a vítima deve procurar um posto de saúde ou ir diretamente a um Hospital para iniciar o tratamento. A vacinação e sorologia antirrábica são ministradas em cinco doses. 

Se for possível, a captura do animal é importante para que sejam realizados exames. A indicação é ligar para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ):  no (71) 3611-7331. A prevalência de raiva em morcego é de 1%. Mas qualquer mordida de mamífero silvestre deve ser tratada. Até porque, a raiva mata em 100% dos casos diagnosticados, ou seja, que chegam a infectar o paciente antes da ação dos medicamentos. 
 
Geralmente a raiva é transmitida pelos hematófagos. Mas esses animais possuem o costume de lamber um ao outro em seus alojamentos. A saliva transmite o vírus da raiva, por isso, não é garantia que um morcego que só se alimenta de frutas não esteja doente.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 

Visitas: 170680 |  Usuários Online: 39

Copyright © 2019 - Grupo Art Mídia Comunicação - Todos os direitos reservados