Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 

Encontre o que deseja

NO AR

Madrugada da Cidade

    Política

EXCLUSIVO: Engenheiro Civil alerta, usina de asfalto administrada pelo Poder Público não é um bom negócio

Publicada em 23/02/20 as 12:44h por Rádio Cidade Camaquã - 1581 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Rádio Cidade Camaquã)
O Camaquense Zader Schmegel, engenheiro civil com larga experiência em obras de asfalto, com forte atuação na região de Portão/RS disse durante entrevista exclusiva à Rádio Cidade no programa Tá na Mesa que uma Prefeitura ao adquirir uma usina de asfalto própria não está fazendo um bom negócio.

A tendência é terceirizar este tipo de serviço para empresas especializadas, cabendo ao Poder Público buscar recursos em Brasília para custear as obras. Para Zader, "o município que assumir o risco de administrar uma usina asfáltica estará distanciando-se de sua real função, ao invés de fazer gestão pública o Município passará a ser simplesmente gestor de uma usina de asfalto". 

"Se fosse bom, outros Municípios teriam", disse o profissional que se tornou especialistas em fiscalizar e administrar obras de asfalto em sua região. Zader citou diversas usinas atualmente desativadas no RS, inclusive a usina que inspirou o projeto do atual Prefeito de Camaquã, Ivo Ferreira em Santana do Livramento.

O engenheiro alertou para o alto custo de manutenção e a necessidade de manter a unidade em pleno funcionamento durante todo o ano, o que demanda  utilização de mão de obra especializada, laboratório próprio, matéria prima e recursos para produzir asfalto e realizar as obras de infra estrutura para receber o asfalto que terá vida útil de acordo com sua qualidade e a preparação do solo. Zader fez questão de destacar que estava emitindo uma opinião técnica e não política sobre o tema. 

“Não vejo com bons olhos a decisão da Prefeitura adquirir uma usina própria, recentemente no norte do estado 19 Municípios consorciaram a aquisição de uma usina, adquirida por meio de recursos oriundos da consulta popular do COREDE”.

O Engenheiro Civil afirmou “se você decide colocar piso de porcelanato em sua obra, não precisa comprar a fabrica que produz o piso, deve comprar o material na loja de acordo com as suas condições financeiras”.

“Precisamos levar em consideração que a usina após instalada precisa funcionar ininterruptamente, sob pena de tornar-se um elefante branco”, concluiu o entrevistado que abordou o tema por uma hora, buscando dirimir duvidas dos debatedores Maiquel Oliveira, Paulinho Bicicletas e Marcelo Gouveia. O mediador foi o radialista e jornalista Flávio Medeiros.

Confira a entrevista completa a partir de [EM BREVE] vídeo.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 

Visitas: 215602 |  Usuários Online: 24

Copyright © 2019 - Grupo Art Mídia Comunicação - Todos os direitos reservados