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Estudo elaborado pelo governo do Rio Grande do Sul sobre os investimentos que serão feitos nas estradas gaúchas apontou a necessidade de 22 praças de pedágio. Atualmente existem 12 praças sob a gestão da Empresa Gaúcha de Rodovias.
O levantamento indicou ainda que não haverá mais um valor único nas tarifas de pedágios. Os preços só serão conhecidos em leilão. Além disso, o levantamento leva em conta o perfil de cada trecho e a localização de cada praça de pedágio para a definição dos valores a serem pagos.
Um estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) indicou valores máximos e mínimos, baseados nas características de cada rodovia. Se a estrada conta com mais trechos simples que duplicados, a tarifa será 30% menor do que a tarifa de pista dupla. No caso inverso, o preço será mais alto.
A base do cálculo definiu um valor fixo de pedágio para todas as praças de cada bloco, somado a isso, acrescentou um valor variável. Este ponto está atrelado ao trecho de cobertura da praça de pedágio (TCP), que é diferenciado entre pista simples e dupla, resultando na média financeira do trecho.