A Comissão de Saúde e Meio Ambiente aprovou, por unanimidade, o parecer favorável ao Projeto de Lei 395 2019, de autoria do deputado Pedro Pereira (PSDB), que prevê a implantação de sistemas de energia solar fotovoltaica em prédios públicos, de propriedade do Rio Grande do Sul. A aprovação da proposição ocorreu na reunião ordinária virtual, desta quarta-feira (20). O relator foi o deputado Gilberto Capoani (MDB).
Pedro Pereira participou da reunião e destacou a importância do projeto que vai gerar economia aos cofres públicos, além disso o parlamentar explicou as vantagens da energia solar. “A energia solar fotovoltaica, reduz os gases de efeito estufa, é um avanço tecnológico que dela resulta um custo menor e é de fácil instalação. Um sistema prático de geração de energia, com ganhos em competividade e eficiência. É também, um incentivo a adoção de telhados solares fotovoltaicos em áreas urbanas e rurais”, afirmou.
Para o parlamentar tucano, o estado deve sair à frente com esta inovação, ensejando modelos renovados, mais baratos e eficientes nas áreas de habitação, saúde, estabilidade, segurança, pesquisa e desenvolvimento. “O Rio Grande do Sul, é o terceiro Estado com a maior potência instalada em todo o Brasil. Está cada vez mais sendo utilizada por empresas e nos lares dos gaúchos e gaúchas”, finalizou.