A semana começou com temporais no Rio Grande do Sul, trazendo considerável volume de chuva para os gaúchos.
Em certos pontos do Estado, além da chuva, também ocorreram fortes rajadas de vento, que se intensificaram em Guaíba, levantando suspeitas sobre um possível tornado.
Imagens do fenômeno que circulam pelas redes sociais, mostram os estragos causados pelos fortes ventos, que além de destelhar inúmeras residências, também foram responsáveis pelo tombamento de caminhões na BR-116.
Comitê de crise
Alegando não ter sido alertado em tempo hábil por parte da Defesa Civil, o município de Guaíba decretou situação de emergência e criou um comitê de crise, estabelecendo um plano de ação emergencial. Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Mobilidade Urbana e Segurança Comunitária atenderam as comunidades até o fim da noite, retomando o mutirão às 7h desta terça.
A prefeitura divulgou, ainda, um número de WhatsApp de plantão: 99631.9678.
Até o presente momento, não se tem informações sobre a velocidade dos ventos, mas a certeza, conforme informações divulgadas pela MetSul Meteorologia, é que os ventos tenham passado facilmente dos 100Km/h.
Ainda, de acordo com um levantamento da prefeitura municipal, estima-se que 20 mil moradores foram afetados pelo fenômeno.