Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 

Encontre o que deseja

NO AR

Madrugada da Cidade

    Rio Grande do Sul

Projeto em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre quer liberar churrasco na calçada

Código de Posturas atual proíbe fazer fogo em logradouros

Publicada em 31/05/2022 as 11:47h por Jornal O Sul
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Maria Ana Krack/PMPA)

Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre prevê a liberação da utilização de churrasqueiras nas calçadas. A proposta, de autoria do vereador Felipe Camozzato (Novo), revoga o inciso XXVII do artigo 18 do Código de Posturas do Município, pelo qual atualmente é proibida esta prática. “Este dispositivo do Código de Posturas impede que as pessoas façam os tradicionais churrasquinhos na rua, que são marca cultural e exercício de cidadania em quase todos os municípios gaúchos”, explica o autor.

 

Camozzato observa que “em uma visão moderna de cidade, há quase um lugar comum no debate político quanto à necessidade de a sociedade ter a liberdade de ocupar as ruas e os espaços urbanos”. Porém, diz ele,” ainda permanecem alguns dispositivos – como este do Código de Posturas – que se mostram incompatíveis com o regime de liberdade, individualidade e cidadania desejável para uma democracia liberal e moderna”.

 

“Recentemente, a fiscalização sobre os churrascos de rua foi intensificada pela mudança na atuação da Guarda Municipal, tornando mais premente a revogação do referido dispositivo. Ademais, o artigo 18 possui outros incisos, como o IX, que asseguram o desembaraço dos logradouros públicos, de modo que este projeto não traz nenhum prejuízo ao trânsito de pedestres ou, ainda, à boa convivência nas vias públicas da cidade.”




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 2381028 | Usuários Online: 67

Copyright © 2019 - Grupo Art Mídia Comunicação - Todos os direitos reservados