Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Programa Gilmar Brasil

    Rio Grande do Sul

Divulgados os vencedores do 10º concurso de produtos da agroindústria familiar

Edição do 10º aniversário do concurso premia 33 expositores em 11 categorias

Publicada em 02/09/2022 as 10:02h por SECOM RS
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Fernando Dias / Seapdr)

Transparece na face de cada um dos expositores o orgulho de participar da 10ª edição do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar. E, é claro, para os vencedores, a glória. Segundo a organização do concurso, foram mais de 100 inscritos para 33 premiados em 11 categorias. A cerimônia de entrega das medalhas ocorreu no nesta quinta-feira (1º/9), no Pavilhão da Agricultura Familiar que, nos primeiros cinco dias (de sábado a quarta-feira) faturou R$ 3,75 milhões. Os dez anos do concurso coincidem com a celebração da primeira década de política pública do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF).

 

 “O PEAF é de extrema importância para legalização destes empreendimentos que aqui estão tanto na questão tributária quanto ambiental e sanitária. Permite a valorização e a agregação de valor aos produtos da agricultura familiar, além de disponibilizar a eles (produtores) estar aqui no Pavilhão da Expointer”, explica a diretora do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (DAFA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Bruna Fogiato.

 

Da região Sul Estado, de Turuçu, vem a agroindústria mais antiga inscrita no PEAF (desde 2008), a Sabor da Colônia, que está expondo no pavilhão e recebeu medalha em homenagem à trajetória. “Pra nós é um grande reconhecimento do trabalho, mesmo que a gente ainda não tenha premiações no concurso. A gente trouxe produtos à base de pimenta: geleias, molhos, conservas”, se orgulha Vera Tuchtenhagen, 35 anos.

 

Junto à esposa, Luis Antônio Zanchetta, 69 anos, da Mel da Longevidade, de Veranópolis, se emocionou com o primeiro lugar na categoria de mel. “É a realização de mostrar a realidade rural da nossa cidade. Pra gente da colônia é muito bom participar deste concurso”, celebra Zanchetta.

 

Tricampeões na categoria salame tipo italiano, o casal Andressa e Edgar Fioresi, acompanhados da pequena Cecília, exalta o trabalho familiar da Embutidos Fioresi, de Tupanciretã. “Muito gratificante! Mas esse prêmio não é só nosso. É uma família inteira que trabalha pra esse resultado”, vibra Andressa. O marido dela acrescenta: “Trabalhamos para que o produto seja bom e com qualidade. E sempre queremos melhorar. Agora, a expectativa é de vender mais ainda”, aposta Fioresi.

 

O doce de leite foi a nova categoria inserida no certame, esse ano. O primeiro lugar foi para a Cooperativa Sul Leite, de Santa Vitória do Palmar, que conta com 27 produtores associados e aposta na produção de alfajores e doce de leite, com características semelhantes aos vizinhos uruguaios.

 

“É um prêmio merecido para a cooperativa. Há um longo tempo estamos desenvolvendo (estes produtos) até chegar aqui. Este prêmio representa todos os agricultores, todas as famílias da cooperativa Sul Leite”, festeja a gerente comercial Dulce Bueno.

 

Fazendo uma sucessão familiar, a enóloga Alana Foresti, 27 anos, está exultante com o prêmio recebido pela Vinhos Foresti, de Pinto Bandeira, na categoria vinho tinto de mesa seco. “É a nossa primeira Expointer e ganhar o primeiro lugar já nessa estreia é uma felicidade imensa”, se comove Alana. “Estou sempre em busca do conhecimento. Atualmente, faço mestrado em enologia. Tudo é importante pra agregar valor ao nosso produto”, complementa a enóloga.

 

O pavilhão segue aberto para visitação na Expointer até o próximo domingo (4/9), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

 

Vencedores da 10ª edição do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar (com respectivo número do estande)

 

MEL

 

1° lugar: Mel da Longevidade – 181

 

2° lugar: Avapis – 008

 

3° lugar: Casa do Mel Schendler - 144

 

LINGUIÇA DE CARNE SUÍNA DEFUMADA

 

1° lugar: Casa Colonial Hermes – 049

 

2° lugar: Embutidos Coloniais Mewius – 232

 

3° lugar: Koloniehaus - 128

 

QUEIJO COLONIAL

 

1° lugar: Agroindústria Konzen – 053

 

2° lugar: Ferrari Alimentos – 137/138

 

3° lugar: Somacal - 208

 

CACHAÇA PREMIUM

 

1° lugar: Unser Schnaps – 165

 

2° lugar: Cachaçaria Wille – 188

 

3° lugar: Belvedere - 228

 

CACHAÇA PRATA

 

1° lugar: Destilados Santin – 160

 

2° lugar: Unser Schnaps – 165

 

3° lugar: 3fortuna - 076

 

DOCE DE LEITE

 

1° lugar: Sul Leite – 153

 

2° lugar: Queijaria Alvorada Missioneira 134

 

3° lugar: Casa San Lucio Laticínios - 277

 

SALAME TIPO ITALIANO

 

1° lugar: Embutidos Fioresi – 014

 

2° lugar: Dalla Vecchia – 085

 

3° lugar: Agrobreda - 102

 

CUCA ITALIANA

 

1° lugar: Zanotto Pigatto – 212

 

2° lugar: Kalimentos (Kleinert) – 170

 

3° lugar: Nona Diva - 051

 

CUCA ALEMÃ

 

1° lugar: Nona Diva – 051

 

2° lugar: Terra e Vida – 038

 

3° lugar: Casa Colonial Hermes - 048

 

SUCO DE UVA INTEGRAL

 

1° lugar: Gallon Sucos – 007

 

2° lugar: Orgânicos Mariani – 177

 

3° lugar: MATA NATIVA – 213/214

 

VINHO TINTO DE MESA SECO

 

1° lugar: Vinhos Foresti – 035

 

2° lugar: Vinícola De Bastiani - 122

 

3° lugar: Cantina Santa Fé - 151

 

Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar

 

A décima edição do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar é uma promoção da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), EMATER/RS, - UFRGS, Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e BANRISUL. O concurso integra a programação da 24ª Feira da Agricultura Familar e 45ª Expointer.

 

Pavilhão da Agricultura Familiar

 

O pavilhão reúne 337 expositores de 166 municípios gaúchos. Além do Rio Grande do Sul, estão presentes agroindústrias de Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro presentes. O espaço é organizado pelo Mapa e Seapdr, em parceria com entidades representativas da agricultura familiar: Emater, Fetag/RS, Fetraf Sul e Via Campesina.




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3572710 | Usuários Online: 73

Copyright © 2019 - Grupo Art Mídia Comunicação - Todos os direitos reservados