O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, publicou uma mensagem em suas redes sociais para marcar o Dia Internacional contra a Homofobia, neste sábado (17).
No texto, ele afirma que luta para que "ninguém precise esconder quem é para ser respeitado". Leite declarou publicamente ser gay em 2021 e é casado desde 2023 com o médico Thalis Bolzan.
"Sou gay, sou casado, sou governador. A minha luta não é para impor nada a ninguém, mas para que ninguém precise esconder quem é para ser respeitado", diz o governador.
Em janeiro de 2023, Leite chegou acompanhado de Thalis à cerimônia de posse do segundo mandato, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
O governador oficializou a união estável com o médico no fim de 2023.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Leite chegou a brincar sobre uma possível festa de casamento: "Eu brinco com o pessoal o seguinte: casamento é um negócio muito caro. Eu não estou podendo pagar festa de casamento agora".
Leite declarou que é gay em entrevista a Bial
Em julho de 2021, Eduardo Leite falou sobre sua orientação sexual em entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo.