O Paleta Atlântida, evento que desde 2017 reúne assadores em um churrasco coletivo no Litoral Norte do RS, vai migrar: neste sábado (7), o evento será realizado no Cais Mauá, em Porto Alegre, das 11h às 18h.
O evento anual reuniu, no ano passado, 5 mil assadores para preparar o que, segundo a organização, trata-se do maior churrasco de beira de praia do mundo. O nome é "livremente" inspirado no festival Planeta Atlântida.
Em 2024, foram 30 toneladas de carvão para assar 100 toneladas de carne, entre os mais diferentes cortes: costela, suíno e paleta de ovelha. A chuva que caiu durante o evento não espantou os fãs de churrasco: 150 mil pessoas puderam provar as carnes assadas por churrasqueiros renomados.
De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, o evento deste sábado contará com mais de 600 metros de churrasqueiras ao ar livre com cerca de mil assadores atuando simultaneamente. O evento também ocupará quatro armazéns do Cais com foodtrucks, shows musicais e palco para assistir a competição da Melhor Paleta.
Histórico
Churrasqueiras se espalharam por 4km na praia de Xangri-Lá no evento Paleta Atlântida — Foto: Divulgação
O evento começou em 2017, como uma competição entre amigos sobre quem assa o melhor churrasco em duas categorias: paleta raiz – temperada só com sal – e paleta gourmet – temperada com o que o assador quiser.
Nos anos seguintes, o Paleta Atlântida ganhou patrocinadores, palcos e mais participantes. Em 2022, 3 mil assadores se reuniram no evento. E no ano seguinte, 15 toneladas foram assadas.