Redes Sociais

Encontre o que deseja

    Saúde

Saiba mais sobre a gripe do tomate, novo vírus identificado na Índia

Doença tem sintomas semelhantes aos da síndrome mão-pé-boca

Publicada em 22/08/2022 as 08:27h por Redação O Sul
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Divulgação)

Um novo vírus, apelidado de “gripe do tomate”, foi identificado em 82 crianças com menos de 5 anos no estado de Kerala e Tamil Nadu, no sul da Índia. Os casos foram registrados entre 6 de maio e 26 de julho deste ano, segundo o artigo “Surto de gripe do tomate na Índia”, publicado na revista científica “The Lancet”.

 

Além disso, o Centro Regional de Pesquisa Médica em Bhubaneswar relatou que 26 crianças de 1 a 9 anos em Odisha também teriam sido infectadas. Segundo o artigo, nenhuma outra região da Índia além de Kerala, Tamil Nadu e Odisha foi afetada pelo vírus.

 

A “gripe do tomate” ganhou esse nome por conta das erupções vermelhas e bolhas dolorosas que eclodem em todo o corpo e alcançam o tamanho de um tomate. Essas manchas se assemelham àqueles vistos em casos de varíola.

 

Segundo os pesquisadores, a infecção viral também pode atingir adultos imunossuprimidos, mas ainda é considerada rara, está em estado endêmico e não oferece risco de morte.

 

Mesmo assim, o Departamento de Saúde de Kerala está tomando medidas de precaução para monitorar a infecção viral e impedir sua propagação em outras regiões da Índia.

 

Porém, a doença ainda é considerada rara, endêmica (atingindo somente os estados já mencionados) e não oferece risco de morte.

 

Sintomas

 

Embora o vírus da gripe do tomate apresente sintomas semelhantes aos da covid, como febre, fadiga e dores no corpo, o vírus não está relacionado ao SARS- CoV-2. A hipótese dos pesquisadores é de que a gripe do tomate pode ser um efeito posterior de chikungunya ou da dengue em crianças.

 

Outra hipótese é que o vírus seja uma nova variante da doença viral ‘mão-pé-boca’, uma infecção comum que atinge principalmente crianças com idades entre 1 e 5 anos e adultos imunocomprometidos.

 

O surgimento de um novo vírus deixa o mundo em alerta, já que a pandemia do covid ainda não chegou ao fim e em vários países a varíola dos macacos se faz presente.

 

O tratamento da “gripe do tomate” é, por isso, semelhante ao adotado para tratar essas doenças: isolamento, repouso, abundância de líquidos, esponja de água para o alívio da irritação e das erupções cutâneas, e uso de paracetamol para febre e dor no corpo. No Brasil e em outras nações das Américas, a “gripe do tomate” ainda não foi relatada.




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3260657 | Usuários Online: 3

Copyright © 2019 - Grupo Art Mídia Comunicação - Todos os direitos reservados