Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 

Encontre o que deseja

NO AR

Cidade Aberta

    Tempo

Confira as cidades do Rio Grande do Sul na rota do ciclone

Leia abaixo:

Publicada em 17/05/2022 as 14:28h por Correio do Povo
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: TNOnline)

Mais de 40 municípios do Rio Grande do Sul estão na potencial rota do ciclone subtropical que atinge o território gaúcho a partir desta terça-feira, segundo boletim meteorológico da MetSul. Apesar de ainda possuir trajetória imprecisa, o que é comum em situações de fenômenos climatológicos extremos, o cenário já é de alerta máximo no estado. 

 

Segundo projeções divulgadas pela MetSul, o ciclone deve ingressar pelo Sul gaúcho, o que fará com que a velocidade do vento se intensifique muito ao longo da tarde e noite de terça-feira, primeiramente pela região extremo Sul e depois para áreas mais ao Sul da Lagoa dos Patos. Na sequência, na noite desta terça, o campo de vento extremamente forte vai se mover pela Lagoa dos Patos e pelo litoral até áreas mais ao Sul do Litoral Norte. 

 

No começo da quarta, o vento sopra forte na Serra e atinge com mais força áreas entre o Norte da Lagoa dos Patos e o Litoral Norte. Por isso, em Porto Alegre, o pior do vento deve ocorrer no final da terça e nas primeiras horas da quarta.

 

“Trata-se de situação de elevado perigo meteorológico e de extremo risco à população com alta probabilidade de danos e comprometimento de serviços públicos essenciais como luz e água”, alerta a MetSul, ao explicar que ainda que a trajetória precisa seja difícil de indicar, não há dúvidas sobre a gravidade do fenômeno que atingirá o estado: “Todos os dados de modelos meteorológicos, sem exceção, indicam um ciclone muito intenso e com valores de pressão extremamente baixos junto ao Leste do Rio Grande do Sul. A pressão no centro do ciclone pode cair a valores tão baixos quanto 980 hPa ou menos, equivalentes a de um furacão categoria 1 fosse um ciclone tropical no Atlântico Norte.”

 




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3232609 | Usuários Online: 12

Copyright © 2019 - Grupo Art Mídia Comunicação - Todos os direitos reservados