O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta-feira (21) causou transtornos em cidades da região sul. Em Pelotas, uma família ficou desalojada, 13 casas foram atingidas e foram destelhadas ou tiveram danos e 10 famílias foram atendidas com lonas. Segundo a CEEE Equatorial, 796 mil clientes ficaram sem energia em toda a área de concessão.
Durante a madrugada, os ventos chegaram a 100 quilômetros por hora e o acumulado de chuvas foi de 26 milímetros em Pelotas. Segundo a Prefeitura, a localidade mais atingida foi o Posto Branco. Na cidade, foram registradas as quedas de 10 árvores com obstrução de ruas, e duas casas foram atingidas por árvores.
A tempestade também afetou serviços públicos. Na rede básica de saúde, a UBS Posto Branco teve queda da caixa d'água e danos no telhado. 27 UBSs ficaram sem luz, mas mantiveram o atendimento de casos agudos. Outras 15 suspenderam os atendimentos.
Na rede de educação, 53 escolas suspenderam as aulas durante todo o dia. A Secretaria Municipal de Educação faz o levantamento de escolas destelhadas e com problemas estruturais.
No transporte coletivo urbano, o serviço opera normalmente. Já no transporte coletivo rural, foram suspensos os atendimentos às colônias Andrade, Bachini, Santa Silvana e Maciel.
A falta de luz pode afetar também o fornecimento de água. Segundo o Sanep, as estações de tratamento Sinotti e Moreira, os reservatórios Lindoia e R3 e as casas de bombas Anglo, Doquinhas e Pontal ficaram sem energia elétrica.
Rio Grande
Em Rio Grande, também houve impacto aos serviços de saúde. Segundo o Município, algumas UBSs foram impactadas pelo temporal e tiveram seus serviços afetados parcial ou completamente. ?