A forte chuva, acompanhada de rajadas de vento e queda de granizo, que atinge o RS desde a segunda-feira (16), provoca transtornos em diferentes regiões do estado. De acordo com levantamento da Defesa Civil, mais de 20 cidades reportaram danos decorrentes do temporal, como destelhamentos, transbordamento de arroios e bloqueio de vias.
Em Segredo, a cerca de 240 km de Porto Alegre, o município chegou a ficar ilhado. Segundo a prefeitura, todas as estradas e pontilhões que dão acesso a cidade ficaram cobertos de água.
No começo da tarde, a via que leva a Sobradinho foi liberada. As demais permaneciam fechadas.
O Executivo informou que estão canceladas as aulas em todas as escolas da rede municipal, "devido às fortes chuvas que causaram a obstrução de bueiros e estradas, impossibilitando o tráfego do transporte escolar". Como há feriado, o retorno está previsto para segunda-feira (23).
"Enfrentamos dificuldades não apenas nas estradas, como também no deslocamento dos profissionais até os locais de trabalho", publicou a prefeitura nas redes sociais.
A população pode enfrentar falta de água em alguns pontos da cidade. Há acúmulo de terra e entulho na rede de abastecimento.
Desde a noite de quinta-feira, foram registrados 134 milímetros de chuva na região, conforme a mais recente atualização divulgada pelas autoridades. O acumulado supera o previsto para todo o mês de junho — 131 mm.