Durante apresentação do programa Transitando na Cidade diversos telenautas utilizaram a interatividade de nossas plataformas para reclamarem do estacionamento rotativo (àrea azul) no perímetro central de Camaquã alegando a falta de manutenção da sinalização horizontal que delimita os limites e a numeração das vagas disponíveis, o que gera confusão e conflitos entre os usuários do sistema.
Diante disso fomos às ruas verificar e, para surpresa de zero pessoas nos deparamos com a triste realidade face ao descaso com que as demandas do trânsito são tratadas em nosso município.
As fotos constantes nessa matéria são das ruas Marechal Floriano, Presidente Vargas e Olavo de Moraes e demonstram claramente a ilegibilidade das vagas disponíveis por falta de manutenção/revitalização da sinalização horizontal.
Tal fato não contribui para um trânsito mais seguro e pode prejudicar o usuário do sistema que paga pelo serviço e não tem o retorno a que tem direito como cliente e cidadão até mesmo podendo arcar com o ônus de uma "cobrança extra" aplicada pelos monitores do estacionamento rotativo caso ultrapasse o limite do estacionamento com seu veículo, Lembrando que neste caso cabe recurso junto a administradora vencedora da licitação, Rotativo Camaquã.
Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição: (Redação dada pela Lei nº 13.154, de 2015)
I - cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições;...
X - implantar, manter e operar sistema de estacionamento rotativo pago nas vias;...
Fica o apelo para que seja revitalizada toda a sinalização da área azul para o bem de todos os munícipes.