Uma “luz estranha” no céu chamou a atenção de pilotos em um voo que havia saído de São Paulo, no último sábado (22), e tinha como destino Porto Alegre. O incidente foi registrado em uma conversa entre a tripulação de um voo da Azul e profissionais do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
No diálogo, os pilotos afirmam ter avistado uma luz parecida com a de um farol de avião. No entanto, o controle de tráfego aéreo afirma que não havia outras aeronaves na região de acordo com os radares. Na linguagem técnica, observações desse tipo são consideradas “objetos voadores não identificados” ou OVNIs.
O áudio foi publicado no Youtube em um canal não oficial do aeroporto (veja abaixo), que realiza captação a partir de uma câmera instalada em um prédio a cerca 2,8km do aeroporto de Porto Alegre.
No áudio, é possível identificar que os técnicos do aeroporto pedem que a tripulação informe quando as luzes sumirem. Os pilotos informam que a luz desaparece e aparece novamente e que não há um padrão de de circuito de tráfego, considerado movimento “aleatório” pela tripulação.
Entre todas as comunicações do vídeo, os momentos em que há citações ao objeto voador não identificado (OVNI) são os seguintes (no horário visto no canto superior do vídeo): 22:29:00, 22:29:47, 22:36:40, 22:41:40, 22:43:57, 22:45:07, 22:46:26 e 22:54:30.
De acordo com os pilotos, a luz segue ao lado da aeronave por um tempo até quando se afasta rumo à Lagoa da Conceição em Florianópolis. (CNN)