Jogando em Montevidéu na noite dessa quinta-feira (15), o Inter venceu o Nacional do Uruguai por 2 a 0 em duelo válido pela Copa Libertadores. O resultado fez a equipe comandada por Roger Machado subir para o segundo lugar no Grupo F, com 8 pontos. Já pelo Campeonato Brasileiro, o Colorado voltará a campo neste domingo (18) contra o Mirassol, no Estádio Beira-Rio.
Os gols no Estádio Gran Parque Central foram marcados por Ricardo Mathias e Aguirre. Com a derrota, os uruguaios acabaram sendo eliminados da competição sul-americana, sem chance de avançar às oitavas de final. O Atlético Nacional, da Colômbia, aparece em primeiro lugar na chave, com 9 pontos. Já o Bahia, que será o próximo adversário do Inter na última rodada da fase de grupos, no dia 28, está na terceira colocação, com 7 pontos.
O jogo
Precisando dos três pontos, os donos da casa foram para cima do Inter e na primeira oportunidade abriram o placar. Porém, o VAR interveio e anulou o gol. No primeiro minuto, Nico López, ex-Inter e atualmente no Nacional, recebeu lançamento, ficou cara a cara com Anthoni e bateu cruzado para o fundo da rede. Porém, estava em posição irregular e o impedimento foi assinalado.
Entretanto, o ímpeto inicial dos uruguaios não se refletiu durante os 45 minutos iniciais. Em uma primeira etapa sem muitas emoções, o Colorado logo dominou o adversário e foi mais perigoso. Ricardo Mathias e Alan Patrick obrigaram o goleiro Mejía a trabalhar.
Aos 38, Thiago Maia teve um gol anulado por impedimento. O volante fez o gol de cabeça, mas o auxiliar levantou a bandeira. Nos acréscimos, Aguirre cruzou rasteiro para Ricardo Mathias e o atacante de 18 anos chutou forte dentro da pequena área para abrir o marcador no Uruguai.
Na segunda etapa o Colorado poderia ter ampliado o placar. Com facilidade, Ricardo Mathias driblou o marcador e chutou cruzado para fora. A resposta veio cinco minutos depois. Nico López chamou a defesa Colorada para dançar, fintou para a esquerda, para a direita e novamente para a esquerda e mandou uma bomba no travessão de Anthoni.
Jogador mais perigoso do Nacional, Nico López novamente apareceu aos 24, chutando para fora, com desvio, uma bola de dentro da área do Inter.
O ataque Colorado novamente perdeu uma chance incrível de ampliar o marcador. Bernabei e Gustavo Prado pararam em Mejía perdendo ótimas oportunidades em contra-ataque. Na sequência, Anthoni passou para Fernando na cobrança de tiro de meta, e o volante perdeu a bola. Petit ficou na cara do gol, mas o goleiro saiu bem e agarrou a bola evitando o empate uruguaio.
A reta final foi cheia de emoções. Gustavo Prado, de novo, teve a chance de fazer o 2 a 0 e sacramentar o resultado Aos 43 minutos, o camisa 47 recebeu de Lucca, ficou na cara do gol e chutou para fora. Nos acréscimos, Otero respondeu em uma linda cobrança de falta que parou no travessão de Anthoni.
No último lance da partida, o Nacional cobrou escanteio na área Colorada, a defesa afastou o perigo, Tabata dividiu, e a bola sobrou para Aguirre, que driblou o goleiro Mejía pouco depois do meio campo e tocou para o gol vazio garantindo o 2 a 0 e os três pontos.
Na última rodada marcada para o dia 28 de maio, o time gaúcho precisa de um empate contra o Bahia, em casa, para avançar às oitavas da competição continental. O Nacional, por sua vez, ficou com quatro pontos e está eliminado na Libertadores. O time uruguaio, lanterna da chave, ainda busca uma vaga na Sul-Americana, caso fique em terceiro lugar do grupo F.
Ficha técnica
– Nacional: Mejía; Morales, Coates (Calione), Milán e Báez (Herazo); Oliva, Boggio (Otero), Pereyra (Petit) e Villalba; Romero (Recoba) e Nico López. Técnico: Pablo Peirano.
– Inter: Anthoni; Aguirre, Vitão, Victor Gabriel (Juninho) e Bernabei; Fernando, Bruno Henrique (Gustavo Prado), Thiago Maia (Ronaldo) e Alan Patrick; Wesley (Lucca) e Ricardo Mathias (Bruno Tabata). Técnico: Roger Machado.
– Arbitragem: Piero Maza (CHI), Claudio Urrutia (CHI), Alejandro Molina (CHI) e Carlos Orbe (EQU).