O governo dos Estados Unidos afirmou que o Irã tem capacidade para fabricar uma bomba nuclear em menos de duas semanas. Em um relatório denominado “Estratégia para enfrentar armas de destruição em massa”, o Departamento de Estado norte-americano qualificou o país do Oriente Médio como uma “ameaça persistente”.
“Se avalia que o Irã não está prosseguindo com um programa de armas nucleares desta vez, mas tem capacidade para produzir material suficiente para um dispositivo nuclear em menos de duas semanas”, disse o governo dos EUA em um trecho do documento, divulgado na semana passada.
Além disso, os EUA afirmaram que o governo iraniano não está cumprindo as suas obrigações da Convenção Sobre Armas Químicas.
Em julho, o presidente norte-americano, Joe Biden, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, trataram, por telefone, sobre a união de esforços para conter a expansão militar do Irã. De acordo com uma nota oficial da Casa Branca na época, Biden e Netanyahu discutiram uma “estreita coordenação para conter o Irã, inclusive, por meio de exercícios militares conjuntos regulares e contínuos”.
“Eles observaram que a parceria EUA-Israel continua sendo uma pedra angular na prevenção de o Irã adquirir uma arma nuclear”, disse o comunicado.