Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Cidade Aberta

    Mundo

Trump agora já publica nas redes sociais mapa em que o Canadá aparece como parte dos Estados Unidos

Trump publica mapa anexando o território do Canadá aos EUA

Publicada em 09/01/2025 as 07:20h por Redação O Sul
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em uma rede social mapas dos EUA aos quais o território do Canadá aparece incorporado. Desde o início dessa semana, Trump vem sugerindo que o país vizinho deveria se tornar o “51º Estado” norte-americano. Segundo ele, isso seria melhor financeiramente para os dois países.

 

 

Já nessa terça-feira, o republicano comentou a sugestão durante uma entrevista coletiva na Flórida. Ele chamou a fronteira entre os dois países de “linha artificialmente desenhada”.

 

 

“Eles são ótimos, mas estamos gastando centenas de bilhões por ano para protegê-los. Estamos gastando centenas de bilhões por ano para cuidar do Canadá”, disse o presidente eleito.

 

 

Trump também afirmou que pode usar a força econômica dos Estados Unidos contra o Canadá, impondo tarifas ou boicotando produtos canadenses. Mais tarde, o republicano fez dois posts em uma rede social que mostravam mapas em que Estados Unidos e Canadá aparecem como um único país. Na primeira publicação, a bandeira norte-americana cobre todo o território. O presidente eleito escreveu: “Oh, Canadá!”.

 

 

Já o segundo post traz um mapa em que os dois territórios são identificados apenas como Estados Unidos. Dessa vez, o republicano não escreveu nenhuma legenda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reação

 

Após as declarações de Trump, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, escreveu em uma rede social que “nunca, jamais, o Canadá fará parte dos Estados Unidos”.

 

 

“Os trabalhadores e as comunidades dos nossos dois países beneficiam do fato de sermos os maiores parceiros comerciais e de segurança um do outro”, diz a mensagem.

 

 

Em uma outra postagem, em inglês, Trudeau afirma que a chance de o Canadá ser incorporado aos EUA é menor que o de “uma bola de neve (não derreter) no inferno”.

 

 

A ministra das Relações Exteriores do Canadá, Melanie Joly, também protestou contra os comentários de Trump sobre o possível uso da força econômica do governo norte-americano contra o país.

 

 

“Os comentários do presidente eleito Trump mostram uma total falta de compreensão do que faz do Canadá um país forte. Nunca recuaremos diante de ameaças”, disse.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Expansionismo

 

Falando com a imprensa menos de duas semanas antes de tomar posse em 20 de janeiro, Trump também reiterou suas ambições territoriais para seu segundo mandato – especialmente com Canal do Panamá e Groenlândia – e não descartou o uso de força militar para assumir o controle dos territórios.

 

 

“Desde que vencemos as eleições, a percepção do mundo é diferente. Pessoas de outros países me telefonaram e disseram: ‘Obrigado, obrigado'”, afirmou Trump, ao apresentar sua agenda para os próximos quatro anos.

 

 

Eliminar a fronteira “artificialmente traçada” entre os Estados Unidos e o Canadá seria uma grande ajuda para a segurança nacional, ressaltou o republicano.

 

 

Ele disse, no entanto, que não usaria força militar para invadir o país, que abriga mais de 40 milhões de pessoas e é um parceiro fundador da Otan.

 

 

Em vez disso, afirmou que confiaria na “força econômica” ao lançar o déficit comercial dos EUA com o Canadá – uma nação rica em recursos naturais que fornece aos EUA commodities como petróleo bruto e petróleo – como um subsídio que estaria chegando ao fim.




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3643347 | Usuários Online: 13

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados