O casal Juliana Vencato e Victor Lindner conta que recebeu com surpresa e tristeza a informação da morte do papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21). Religiosos, os moradores de Charqueadas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, estiveram com o pontífice em março de 2023, no Vaticano.
Na ocasião, eles levaram uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. A santa é padroeira da paróquia da cidade gaúcha. Ao entregar a recordação a Francisco, eles pediram benção. Então, receberam a resposta em português.
"Quando falamos que éramos brasileiros ele nos deu a benção em português. O olhar singelo e o sorriso que ele nos deu durante a benção jamais vão sair da minha memória. Ele tinha um enorme coração e um carisma inigualável", relembrou a jornalista.
O casal se conheceu no grupo de jovens da igreja e segue frequentando a comunidade. Segundo Juliana, a foto presente na réplica da capela foi feita por uma adolescente que atuava no grupo de jovens.
Casamento adiado
Juliana e Victor pretendiam se casar em abril de 2020. A cerimônia teve de ser adiada, por conta da pandemia. A celebração se deu em dezembro de 2021.
Após o matrimônio, eles precisaram postergar outro sonho: ir ao Vaticano conhecer o Papa e receber a benção para recém-casados do líder religioso. Como a viagem ocorreu em março de 2023, foi necessário o Vaticano abrir uma exceção.
"Conseguimos conversar, contamos nossa história. Porque essa benção é dada só para quem casou nos últimos seis meses", explicou Victor à época.
Desde janeiro deste ano, os dois são pais de um casal de gêmeos.
Morte do papa
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As causas da morte foram um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca, segundo o Vaticano.
O Vaticano anunciou que o corpo do papa Francisco será levado para a Basílica de São Pedro, em Roma, na manhã de quarta-feira (23), para que fiéis possam prestar a última homenagem ao papa.
Ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.
Francisco foi o papa número 266 e ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.
Casal entregou ao papa Francisco uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, em 2023 — Foto: Arquivo pessoal