Na manhã de hoje dia 16 de dezembro, a Polícia Civil através da DECRAB Camaquã deflagrou a "OPERAÇÃO DNA", realizando uma vistoria a um lote de 10 semoventes, sendo 5 vacas e 5 terneiras e terneiros, com o objetivo de coletar material genético a fim de realizar exame de DNA para comprovação da procedência destes animais.
No início do mês de Dezembro foi formalizado um registro de ocorrência na Delegacia de Tapes, onde um produtor rural declarou que 5 terneiros (machos e fêmeas) haviam sido furtados e que localizou estes animais em uma área pertencente ao Sindicato Rural de Tapes.
A DECRAB Camaquã formalizou o depoimento das partes e das testemunhas, analisando fotos apresentadas por ambos os produtores rurais.
Foi solicitado pelo produtor rural que efetuou o registro, uma comprovação científica da procedência destes animais. O Instituto Geral de Perícias não realiza tal exame, sendo necessário a realização de exame através de um laboratório particular no Estado de São Paulo.
Na manhã de hoje, um médico veterinário de Camaquã acompanhou os agentes da DECRAB até a localidade de Butiazal, interior de Tapes, onde foram coletados pêlos das vacas, dos terneiros e terneiras, material colocado em envelopes e lacrados. Ficando o médico veterinário responsável por encaminhar para o laboratório.
Todo o procedimento foi filmado e fotografado, estando as partes presentes acompanhado a coleta. Participaram da OPERAÇÃO DNA 3 agentes em 1 viatura, sendo a operação coordenada pelo Delegado Peterson da Silva Benítez.