Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Os Sucessos da Cidade

    Polícia

Polícia Civil deflagra ofensiva contra desvio de donativos em Alvorada

Investigação foi motivada por denúncias de vítimas das enchentes

Publicada em 05/06/2024 as 07:42h por Redação O Sul
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Na terça-feira (4), a Polícia Civil gaúcha deflagrou em Alvorada (Região Metropolitana de Porto Alegre) a Operação Égide, com o objetivo de coibir irregularidades na destinação de donativos recebidas pelo município para auxílio às vítimas das enchentes na região. A investigação foram motivadas por relatos de que donativos estavam sendo desviados dos pontos oficiais de coleta e distribuição.

 

Desde então, a 1ª Delegacia de Polícia do município sob coordenação de Diego Traesel, passou a realizar diligências e acompanhar caminhões que realizavam o transporte de alimentos não perecíveis descarregados nos centros de distribuição dos ginásios Tancredo Neves e Djalma Noguez Neves.

 

“No decorrer da apuração foram flagrados carros particulares sendo carregados e depois descarregados em endereços não atingidos pelos extravasamento do arroio existente na cidade”, detalha a corporação. Também foram recebidas informações de pessoas que procuravam os pontos oficiais em busca de donativos e saíam frustradas porque não haveria mantimentos para entrega.

 

Em uma das oportunidades, a equipe flagrou em um mesmo mesmo dia a chegada de uma carreta com doações e, no turno da noite, a divulgação sobre a necessidade de recebimento de itens para entrega às vítimas das enchentes.

 

Apesar da informação quanto aos pontos oficiais de coleta e distribuição, foram flagrados carregamentos e descarga de donativos em outro prédios públicos, o que dificultaria o controle e pulverizaria os donativos recebidos. Não havia, porém, qualquer justificativa para tal procedimento, que inclusive contrariava orientações das autoridades.

 

 

 

 

 

 

Ordens judiciais

 

Para reunir mais informações quanto à extensão das participações dos indivíduos identificados durante as investigações, e também para evitar o esvaziamento dos locais que receberam os donativos, foram expedidos mandados de busca e apreensão nos endereços flagrados, bem como de pessoas relacionadas à investigação. A Justiça também autorizou a adoção de medidas cautelares diversas de prisão, como proibição de acesso aos locais de recebimento e distribuição de donativos.

 

Ao todo, foram cumpridas 20 ordens judiciais e foram deferidos 11 pedidos de proibição de acesso. A operação contou com a participação de 105 policiais civis e o apoio de agentes da Polícia Civil de Minas Gerais. Na lista de itens recolhidos estão celulares e outros dispositivos eletrônicos. Não foram divulgados nomes de suspeitos.




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3833641 | Usuários Online: 80

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados