Após uma grande discussão em volta da questão de dias da maior festa do município, o prefeito Garcez se pronunciou no dia 26 de janeiro, primeiramente pedindo desculpas pela nota da prefeitura que chamava pessoas de “boca malditas”, dizendo que jamais seria da índole dele tratar o povo de tal maneira, e que a administração pública errou ao se manifestar daquela maneira. Já na manhã desta sexta-feira em entrevista à Rádio Tapense, Garcez esclareceu pontos e afirmou que:
Serão 4 noites (17,18,19,20), sendo a sexta de muamba com DJ. A segurança será feita pela Brigada Militar! No sábado e domingo (18 e 19) terá o desfile das escolas Corujão, Apito e Acadêmicos do Arroio, visto que desfilarão sem concorrência neste ano. A escola Império da Zona Sul não desfilará por motivos da própria escola e voltará no carnaval 2024!
Segundo Garcez, a prefeitura fará a contratação de 40 pessoas para a segurança das noites de sábado e domingo, ficando sexta e segunda com a responsabilidade da Brigada Militar. Na segunda haverá música das 10hs até as 4hs, quando então se encerrará o carnaval Tapense.