Um novo projeto do executivo, criado pelo Prefeito Clenio Boeira da Silva, chegou na Câmara de Vereadores, visando a criação de um novo cargo, com salário de 8 mil reais no mês.
O cargo seria de "Arquivista", um profissional que organiza, reúne, preserva, controla e fornece acesso a informação orgânica e registrada. De acordo com informações pesquisadas, a média salarial para um Arquivista no Brasil é de R$ 1.550,00, um valor muito abaixo do avaliado para o projeto, de acordo com reportagem do Portal Donfa News.
O projeto chegou à Câmara de Vereadores e logo chamou a atenção da Vereadora Ana Cláudia Lesnik, que pediu uma avaliação sobre o impacto financeiro que este cargo traria. "E para minha surpresa, este valor tão alto, previsto para o ano de 2024. Os outros também tem uma variação, mas nada comparado a criação do cargo de Arquivista", disse a Vereadora do PSDB. Ela também ressaltou que municípios como Camaquã, Sobradinho, Cristal e Chuvisca não possuem este cargo.
A Vereadora então criou uma emenda excluindo a criação do cargo. O projeto provavelmente irá para votação na próxima sessão da Câmara, mas com a emenda.
Vale ressaltar que o Prefeito de Dom Feliciano está atualmente em Brasília, participando de mobilização Municipalista em busca de soluções para a grave crise financeira, convocada pela CNM