O Laboratório de Inovação em TIC do RS (LabTech RS) é um dos três finalistas em sua categoria da primeira edição do Prêmio Mercado, Aceleração, Tecnologia e Empreendedorismo (Mate Awards), promovido pela Associação Gaúcha de Startups (AGS) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS). Os vencedores serão conhecidos na terça-feira (28/2), em cerimônia para convidados, a partir das 19h30min no Céu Bar + Arte, em Porto Alegre. Além do LabTech RS, também concorrem, como Laboratório de Inovação do Setor Público, iNOVATCHÊ (TRF4) e Smart Policing Lab (Brigada Militar).
As outras seis categorias são: Laboratório Privado; Startup do Ano; Startup Produto/Serviço; Ambiente de Inovação; Média ou Grande Empresa — Gestão da Inovação; Média ou Grande Empresa — Inovação em Sustentabilidade. O objetivo é dar destaque aos principais atores de inovação do ecossistema gaúcho do ano passado, e a escolha foi feita online, refletindo a opinião espontânea de mais de 9 mil pessoas. Os mais bem votados pelo público receberão troféus referentes às suas categorias.
O LabTech RS tem como objetivo acelerar a inovação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a utilização de dados no Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul, facilitando o uso de tecnologias emergentes, aprimorando a transparência, a modernização e a desburocratização dos processos, resultando em um serviço público mais ágil e eficiente aos cidadãos. Respondem pelo laboratório os servidores do Departamento de Governança e Inovação de TIC Jeferson Rech Padilha, Lucas de Maman Benz e Vitória Bueno de Menezes. O LabTech RS está localizado no 19º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari, junto ao espaço colaborativo Caff Working, disponibilizando uma infraestrutura de colaboração, co-criação, experimentação e conexão com parceiros de inovação dentro e fora do governo.