Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Os Sucessos da Cidade

    Rio Grande do Sul

Dragagem do canal de Itapuã, em Viamão, deve ser concluída em 90 dias

Grandes embarcações encalharam neste mês no canal devido ao acúmulo de sedimentos no Guaíba

Publicada em 27/11/2024 as 07:17h por Redação O Sul
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Ascom/Portos RS)

A dragagem emergencial do canal de Itapuã, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, começou na terça-feira (26) após a confirmação de condições meteorológicas favoráveis para a realização dos trabalhos. O prazo estimado para a execução completa da dragagem é de 90 dias.

 

Grandes embarcações encalharam neste mês na região devido ao assoreamento causado pelos eventos climáticos que atingiram o Estado e provocaram o acúmulo de sedimentos no Guaíba.

 

O contrato com a empresa Ster Engenharia, responsável pela operação, foi assinado neste mês. Desde a semana passada, a draga já se encontrava abastecida e posicionada em Porto Alegre, aguardando apenas as condições meteorológicas adequadas para o início das operações, segundo o governo do Estado.

 

A dragagem terá uma extensão de 2,35 mil metros de comprimento por 110 metros de largura, abrangendo uma área total de 260 mil metros quadrados, e visa remover até 185 mil metros cúbicos de sedimentos. A profundidade de dragagem será de seis metros, com o objetivo de alcançar um calado operacional de 5,18 metros.

 

“A obra é mais uma etapa muito importante no caminho de retomada e reconstrução do Estado. Com investimentos robustos e muito trabalho, estamos atuando com o objetivo de garantir o pleno restabelecimento do Rio Grande do Sul após as enchentes”, destacou o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella.

 

“Em 20 dias de trabalho, esperamos ter meio canal navegável com o calado de 5,18 metros. Essa etapa inicial será um marco importante para viabilizar a retomada da navegação comercial no Rio Grande do Sul”, disse o diretor de Infraestrutura da Portos RS, Lucas Cardoso.

 

Após a conclusão, outros processos de contratação já em andamento garantirão o atendimento dos canais de Pedras Brancas, Leitão, Furadinho e São Gonçalo, para os quais levantamentos hidrográficos e dados sobre volumes de sedimentos já estão disponíveis.

 

Os demais canais sob a responsabilidade da estatal Portos RS serão contemplados após a conclusão do levantamento batimétrico, que se encontra em fase de contratação.




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3573094 | Usuários Online: 59

Copyright © 2019 - Grupo Art Mídia Comunicação - Todos os direitos reservados