Um incêndio que destruiu seis casas em Taquara, no Vale do Paranhana, deixou uma criança de quatro anos morta na tarde de sábado (26), segundo informações da prefeitura. O incidente aconteceu por volta das 14h, no bairro Mundo Novo.
O menino iria comemorar o aniversário, completado na última semana, de acordo com informações da prefeitura. O velório e o enterro aconteceram na tarde deste domingo (27).
Conforme o Corpo de Bombeiros, o fogo se alastrou rapidamente, consumindo seis residências no local e deixando-as completamente destruídas. Além disso, outra casa ficou parcialmente danificada. As chamas foram combatidas por equipes de bombeiros de Taquara, Parobé e Igrejinha.
O delegado Valeriano Garcia Neto, responsável pelo caso, relata que a causa do incêndio ainda está sendo apurada. No entanto, ele comenta que estava ocorrendo uma manutenção da rede elétrica externa na região. "Quando religaram a energia, deu um estouro dentro da casa e começou o incêndio", explica.
Segundo informações dos agentes, a criança estaria com a família no momento do incêndio. O pai, a mãe e um bebê teriam conseguido escapar das chamas, mas o corpo da criança foi encontrado nos escombros pelas equipes de resgate. Nas outras casas atingidas pelo fogo, ninguém ficou ferido.
As famílias afetadas estão, temporariamente, hospedadas na casa de parentes e serão encaminhadas ao programa de aluguel social da prefeitura.
O local passou por perícia. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso.
Doações para as famílias atingidas
A partir desta segunda-feira (28), a prefeitura de Taquara dará início a uma campanha de arrecadação de donativos para as famílias atingidas. Estão sendo solicitadas doações de:
alimentos não perecíveis;
materiais de higiene pessoal e limpeza;
roupas e calçados infantis;
fraldas.
As doações podem ser entregues no Departamento de Desenvolvimento Social, localizado na Rua Guilherme Lahm, 947, em frente à UNIPACS, no Centro da cidade. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (51) 3541-9242.
Quem desejar doar móveis deve entrar em contato diretamente com a Defesa Civil pelo WhatsApp (51) 99303-8172, que fará a ponte entre doadores e famílias necessitadas.