A rede social TikTok passou a permitir que seus usuários façam publicações em texto. A plataforma — conhecida por “dancinhas virais” — funcionava, até então, apenas com publicações de fotografias e vídeos.
Em nota, a rede afirmou que tenta “oferecer o melhor aos criadores e à comunidade, por meio de ferramentas inovadoras capazes de inspirar a autoexpressão”. “Dessa maneira, o aplicativo amplia os limites da criação de conteúdo para todos no TikTok, dando à criatividade escrita, já vista nos comentários, legendas e vídeos, um novo espaço dedicado para brilhar”, completou.
A partir do formato, os criadores de conteúdo poderão compartilhar histórias, poemas, receitas e outros conteúdos por escrito na plataforma.
Publicação de texto
Ao abrir a opção “Câmera”, o usuário passa a ter três opções de formato: foto, vídeo ou texto. Ao escolher a opção de texto, ele será direcionado para outra página de criação, onde poderá escrever o conteúdo.
Aprimorar posts com texto
Ao acessar a página “Publicar”, o usuário passa a encontrar opções similares para personalizar o conteúdo. Entre elas, as possibilidades de adicionar som, marcar uma localização, ativar comentários e fazer duetos. Estas funcionalidades permitem que as mensagens de texto sejam tão dinâmicas e interativas como qualquer conteúdo em vídeo ou foto.
Funcionalidades disponíveis
– Figurinhas: escolher figurinhas que se relacionem com o conteúdo produzido dão um toque especial ao post escrito;
– Tags e Hashtags: assim como nas publicações de vídeos ou fotos, também é possível marcar outras contas nos conteúdos em texto, bem como adicionar hashtags relacionadas com tópicos ou tendências relevantes;
– Cores de fundo: existem uma série de cores que podem ser selecionadas como fundo para fazer o texto ter ainda mais destaque na plataforma;
– Som: os sons são fundamentais para a experiência no TikTok, e é por isso que esse recurso também está presente nas publicações em texto. Os usuários podem adicionar músicas para os leitores ouvirem enquanto leem os conteúdos;
– Rascunho ou exclusão: assim como nos conteúdos em vídeo ou em fotos, os textos também podem ser armazenados nos rascunhos do TikTok junto com outras publicações. Assim, o usuário consegue editar ou descartar o conteúdo posteriormente.