Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Os Sucessos da Cidade

    Tempo

Entenda o que é a Nuvem Prateleira, vista em Caxias do Sul, na Serra do RS

Imagens foram registradas durante a manhã de sábado (23). Formação de nuvem extensa em forma de onda geralmente antecede uma tempestade e causa fortes rajadas de vento

Publicada em 24/09/2023 as 08:23h por Por g1 RS
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Rejane Kriger/Arquivo pessoal)

Uma nuvem gigante que cobriu Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, impressionou a população da cidade na manhã deste sábado (23). Nas imagens feitas por Hamilton Ortiz e Rejane Kriger é possível ver a nuvem imensa avançando sobre os prédios no bairro Jardim América.

 

 

De acordo com a Climatempo, essa nuvem é uma "shelf cloud". Traduzido do inglês para português, uma "nuvem prateleira". Trata-se de uma formação de nuvem extensa em forma de onda que geralmente antecede uma tempestade e causa fortes rajadas de vento.

 

"Elas normalmente se formam quando a temperatura está elevada no solo e encontra uma camada de ar mais frio, também são favorecidas pelos fortes ventos que atuam nas primeiras camadas da atmosfera", explica a meteorologista Alana Gabriele.

 

 

Ela conta que essas nuvens se formam quando há muita instabilidade. O ar quente se eleva sobre uma camada de ar mais frio e a nuvem se condensa rapidamente – gerando um efeito tão bonito quanto assustador.

 

 

"Dá medo mesmo, mas é muito bonita", diz Alana.

 

Previsão do tempo para os próximos dias

 

 

 

No domingo (24), ventos associados ao deslocamento de uma frente fria causam chuva da Serra entre a tarde e noite. Serão pancadas que intercalam momentos de melhoria. Podem ocorrer temporais, raios e rajadas de vento entre 50 e 70 km/h nessas áreas.

 

Na segunda-feira (25), os ventos vindos do oceano e instabilidades associadas a uma baixa pressão no Paraguai são responsáveis pelas instabilidades em todo o Rio Grande do Sul. Na Serra, o dia será chuvoso. A previsão é de acumulados elevados de chuva forte ao longo de todo o dia nessas áreas, além vento com intensidade moderada. As temperaturas não se elevam muito durante o dia por conta da atuação de um ar mais frio (pós frente fria).

 

 

 

Na terça-feira (26), essa baixa pressão que estava no Paraguai se desloca sobre o Rio Grande do Sul e causa chuva durante todo o dia no estado. Na Serra, a chuva é forte e volumosa, mas intercalada, com momentos de melhoria e períodos de sol.

 

 

 




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3835132 | Usuários Online: 45

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados