A Prefeitura de Porto Alegre publicou alertas em seus canais oficiais após o início da chuva intensa e com granizo que atingiu a capital na tarde de quinta-feira (16). O totem de monitoramento climático do bairro Arquipélago registrou 22,9 milímetros de precipitação até 16h30.
O temporal começou por volta das 16h. O site da Prefeitura publicou, às 16h08, uma nota sobre o alerta para tempestades. Nas redes sociais, o perfil do Executivo municipal postou, às 16h31, um card com informações e telefones para contato.
A reportagem, a prefeitura respondeu que "o que aconteceu nesta quinta-feira, foi uma chuva convectiva que se formou exatamente sobre Porto Alegre e trouxe chuva forte de forma repentina. Assim que a formação foi identificada, emitimos o alerta. Quando a empresa de meteorologia contratada estiver atuando diretamente na Defesa Civil, esperamos melhorar ainda mais a precisão e antecipação dos alertas para eventos como este".
Card da Prefeitura de Porto Alegre foi publicado após início das chuvas — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Moradores afirmaram ter recebido a mensagem de texto da Defesa Civil do RS, alertando para "chuva e ventos fortes, raios, queda de granizo e alagamentos pontuais", depois das 16h. Um dos relatos recebidos pela reportagem aponta o recebimento às 16h12, quando já havia registro de mau tempo.
A Defesa Civil alega que a Sala de Situação do governo recomendou o envio do aviso às 15h53. Às 16h, o Centro de Operações confirmou o envio dos alertas.
A entidade informou que "a elaboração do alerta para a Região Metropolitana de Porto Alegre, enviado pela Defesa Civil, ocorre a partir da interpretação dos dados do radar meteorológico, que faz a leitura de dados atmosféricos em tempo real". A pasta acrescentou que "quando foi identificada a potencial fonte de risco, o alerta foi enviado para a população, cumprindo o fluxo estabelecido".
Prefeitura de Porto Alegre publicou nota sobre mau tempo após início de chuva — Foto: Reprodução/PMPA
A Defesa Civil sustenta ainda que o SMS não chega para todos os usuários cadastrados simultaneamente e que o recebimento depende das operadoras de telefonia.
"Alguns celulares cadastrados recebem mais rápido, em outros demora alguns minutos a mais", disse a chefe de Comunicação Social da pasta, tenente Sabrina Ribas.
Para receber os alertas no celular, o morador precisa enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP do seu endereço.
SMS com alerta da Defesa Civil sobre chuva em Porto Alegre — Foto: Arquivo Pessoal
Nota da Defesa Civil
De acordo com a equipe técnica da Sala de Situação, os temporais de verão como o que ocorreu na tarde de hoje na região metropolitana resultam de uma combinação de altas temperaturas e umidade na atmosfera, e possuem características peculiares como rápida formação e dissipação, além de atingirem pontos bem localizados (podendo ocorrer, por exemplo, em alguns bairros de uma cidade, e em outros, não).
Essas formações são típicas dessa época do ano e podem agregar elementos que, isoladamente ou combinados, possuem potencial de risco à população, como a chuva intensa em curto espaço de tempo, que resulta em alagamentos pontuais, além de rajadas de vento, descargas elétricas e granizo, como ocorreu hoje.
A elaboração do alerta para a RMPOA, enviado pela Defesa Civil, ocorre a partir da interpretação dos dados do radar meteorológico, que faz a leitura de dados atmosféricos em nowcasting, ou seja, em tempo real. Desta forma, quando foi identificada a potencial fonte de risco, o alerta foi enviado para a população, cumprindo o fluxo estabelecido pelo Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil.