Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Cidade Aberta

    Tempo

Granizo cobre ruas de Vacaria, no RS, e deixa cenário como se tivesse nevado

Fenômeno aconteceu nesta terça-feira (15) e atingiu cerca de 120 residências. Choveu o equivalente a cerca de 20% do previsto para o mês, segundo a Defesa Civil

Publicada em 16/04/2025 as 05:24h por Por Madu Brito, g1 RS e RBS TV
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução)

Uma intensa chuva de granizo surpreendeu os moradores de Vacaria na tarde desta terça-feira (15) e deixou ruas da cidade completamente cobertos por pedras de gelo.

 

 

Imagens registradas por moradores e pelo Corpo de Bombeiros mostram o chão das ruas e calçadas tomado por uma camada branca, como se tivesse nevado.

 

 

Em uma praça, onde normalmente as crianças brincam, o cenário era outro: o solo parecia ter sido coberto por neve, tamanha a quantidade de granizo acumulado. Em outro registro, maquinários precisaram entrar em ação para retirar o gelo das ruas, como se estivessem limpando neve em pleno outono.

 

 

 

 

 

 

 

Granizo registrado em Vacaria, na Serra do RS — Foto: Imagens cedidas/ Cícero Luz

Granizo registrado em Vacaria, na Serra do RS — Foto: Imagens cedidas/ Cícero Luz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo a Defesa Civil, em apenas duas horas choveu mais de 25 milímetros — o que equivale a cerca de 20% da média de precipitação prevista para o mês inteiro na cidade. A forte chuva atingiu cerca de 120 residências nos bairros Cohab, Municipal, Vitória, Imperial e Mauá. No entanto, ninguém precisou sair de casa.

 

 

De acordo com a Climatempo Meteorologia, a intensa queda de granizo em Vacaria pode ser explicada pelo relevo elevado da região. Vacaria está em uma área de serra, onde o terreno elevado ajuda a formar nuvens que resfriam rapidamente em camadas médias da atmosfera, favorecendo a formação de granizo.

 

 

Conforme o meteorologista Guilherme Borges, em regiões como Vacaria o ar frio em altitude está mais próximo da superfície, facilitando ainda mais a formação de granizo. Assim, mesmo sem nuvens muito altas, o relevo e a dinâmica atmosférica local podem gerar granizo.

 

 

O município de Sananduva, no Norte do RS, também foi atingido pela chuva. A cidade reportou cerca de 90 residências com danos no telhado após queda de granizo, de acordo com a Defesa Civil.

 

 

A prefeitura e bombeiros voluntários apoiaram a população atingida com a entrega de lonas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3831744 | Usuários Online: 27

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados