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Os amigos do motociclista

Quem tem amigos, tem tudo, já diz um velho ditado popular. No caso dos motociclistas há de fazer-se um apelo: Peça ao seu amigo que faça o que é certo e seguro enquanto estiver em cima de uma motocicleta

Publicada em 03/02/2023 as 20:23h por Giancarlo Borges - Transitando na cidadde Fonte: Senatran e Detran PR
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 (Foto: motoplanete.com.br)

Fevereiro é um mês especial no Brasil devido à maior manifestação popular do mundo: o Carnaval. É muito bom festejar, mas é melhor ainda voltar em segurança para poder aproveitar muitos outros carnavais. E quem não gosta de ir às festas de carnaval com seus melhores amigos?

 

Quem tem amigos, tem tudo, já diz um velho ditado popular. No caso dos motociclistas, há de fazer-se um apelo: Peça ao seu amigo motociclista que faça o que é certo e seguro enquanto estiver em cima deuma motocicleta. Não conte com a sorte na rua ou na rodovia.

 

Jamais dê carona para o sono, o álcool, as drogas ou a imprudência e adistração. Esses não são bons amigos dos motociclistas. E quem trabalha, estuda ou é vizinho de quem anda de moto, pode também dar o recado de proteção para seu colega.

 

É importante que todos que estejam próximos a um motociclista,indistintamente, contribuam com a percepção dos riscos do trânsito para quem está sobre duas rodas. Lembrá-los de usar os equipamentos de proteção adequados como, por exemplo, o capacete ajustado à cabeça e sempre afivelado, calçado fechado, calça e jaqueta, além daviseira em boas condições de visibilidade.

 

A utilização do dispositivo protetor para as pernas, conhecido como "mata-cachorro", deve ser incentivado a todos os motociclistas. Um recado de carinho e preocupação reforçam a autoestima e a importância para o outro. As campanhas devem focar na defesa dos comportamentos adequados à vida. Amigo que é amigo não deixa ninguém voltar dirigindo embriagado. "Seja o amigo da vez, escolha a vida" e "Um amigo cuida do outro". 

 

A motocicleta, motoneta e ciclomotor são veículos que propiciam maior agilidade, mas juntamente a isso, vem a fragilidade a que seus usuários estão sujeitos.

 

Existem dispositivos de segurança para o motociclista e passageiro que, quando utilizados corretamente e somados à velocidade compatível e manobras corretas, contribuem para maior segurança.

 

Art. 54 do CTB: Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias:

 

I – Utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores;

 

II – Segurando o guidom com as duas mãos;

 

III – Usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.

 

Orientações:

 

Usar capacete com cores vistosas de preferência refletivas, bem ajustado a cabeça e com carimbo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia);

 

Usar botas de couro com cano alto para proteger o tornozelo, blusão de couro ou de tecido bem grosso, calças comprida e de tecido bem resistente, luvas grossas de couro próprias para motocicleta;

 

Manter postura correta de pilotagem: coluna reta, sentado no centro da moto, com ombros e braços relaxados;

 

Saber usar os freios com habilidade: sempre os dois ao mesmo tempo, usando os quatro dedos na hora de frear, lembre que o freio traseiro, além de ajudar a parar, mantém o equilíbrio da moto;

 

Durante o dia, circular com farol aceso, sinalizando sempre suas intenções;

 

Ficar visível aos outros veículos no trânsito, vestindo roupas claras para ser notado à distâncias maiores. Faixas refletivas de qualquer cor nas costas, frente e braços da jaqueta são ideais;

 

Parar e olhar antes de passar um cruzamento;

 

Ocupar adequadamente seu espaço nas ruas e nunca dividir a mesma faixa com outros veículos;

 

Prestar atenção nas condições da pista como areia, óleo, água, buracos, etc;

 

Ser habilitado e pilotar sempre com atenção, não costurando entre veículos em movimento ou parados;

 

Prevenir-se das ações dos pedestres, animais e outros condutores, decidindo rapidamente e antecipadamente;

 

As orientações sobre o consumo de álcool e outras drogas feitas aos motoristas são indicadas também aos motociclistas.

 

Motofretista

 

A profissão do motofretista está sendo cada vez mais requerida pelas empresas. Entretanto ela exige cada vez mais que o condutor esteja preparado tanto técnica como psicologicamente, para enfrentar um mercado de trabalho onde o fator tempo e quantidade de trabalho realizado é uma constante, tudo isso soma-se, gerando riscos onde apenas o motofretista sofre consequências sérias como a invalidez ou a morte.

 

Algumas informações são importantes a serem observadas, pois é disso que depende a vida de quem está pilotando uma moto.

 

A motocicleta

 

Antes de sair, verifique:

 

Lâmpadas;

Buzina;

Bateria;

Calibragem dos pneus;

Óleo do motor;

Suspensão.

 

O capacete

 

Capacete tem validade (a lei brasileira determina 3 anos), troque o seu na data do vencimento ou se ele cair no chão, pois não estará mais protegendo a sua cabeça;

 

O modelo “coquinho” não é permitido por lei porque não protege a sua cabeça (rosto, crânio e cérebro);

 

Capacetes sem viseira somente são permitidos se você usar óculos de proteção. Óculos de sol não valem, pois não protegem seus olhos;

 

Quando comprar um capacete, verifique se ele é aprovado pelo INMETRO.

 

Fique Visível

 

Use vestimenta completa, incluindo luvas, se possível com faixa refletiva para que você seja visto pelos demais condutores e pedestres;

 

Procure ficar sempre ao alcance dos retrovisores dos motoristas, evitando os pontos cegos, e nunca ultrapasse pela direita;

 

Os pontos cegos de outro motorista são: colunas, comprimento, largura e altura do veículo;

 

É determinado por lei conduzir com o farol aceso mesmo de dia, para ser visto pelos pedestres e motoristas.

 

Atenção para estas dicas

 

Antes de sair, verifique se a encomenda está devidamente acomodada no compartimento específico para transportar os materiais;

 

As duas mãos devem ficar no guidom;

 

Diminua bem a velocidade antes dos cruzamentos, o motorista na transversal pode não conseguir parar e numa batida você sempre se machuca;

 

Na rua, a moto deve ocupar o espaço igual ao do carro e você deve manter distância de seguimento, inclusive para mudar de faixa e ultrapassar. Não entre abruptamente ao lado de um veículo pela direita, o condutor não está vendo você. Faça valer este direito, isto salva a sua vida;

 

Não faça manobras arriscadas, “costurando” entre os carros em movimentos ou parados. Você estará no ponto cego de visão do motorista;

 

Os motociclistas não podem circular nas calçadas e canteiro central, acostamentos, praças, calçadões, etc;

 

Mantenha distância segura dos carros e use sempre os dois freios (o freio traseiro, além de ajudar a parar, mantém o equilíbrio da moto);

 

Chão molhado ou com areia exige muito mais distância para frear;

 

Cuidado com os carros estacionados: alguém pode abrir uma porta sem perceber que você está vindo.

 

Cuidado com a pressa

 

No trânsito escolha avida!




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