Redes Sociais

Encontre o que deseja

    Trânsito

Crianças na motocicleta só com bastante segurança

Veja as dicas corretas de transporte de crianças na garupa

Publicada em 14/02/2023 as 18:52h por Portal - Conexão DNIT
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Divulgação)

Para andar de moto é preciso muita cautela e responsabilidade pois o trânsito oferece perigos e, ao carregar alguém na garupa, a atenção deve ser ainda maior, principalmente quando se tratar de uma criança.

 

Até 2021, qualquer criança acima de sete anos tinha permissão para andar na garupa da motocicleta, entretanto, em abril de 2021, entrou em vigor um Código de Trânsito (CTB) atualizado que modificou essa prática.

 

O artigo 244 do novo CTB diz que apenas crianças acima de dez anos, portando o Registro Geral (RG) e que alcancem os pés nos apoios da moto podem andar na garupa. O condutor que carregar a criança fora dessas indicações fica sujeito a infração gravíssima, mais sete pontos na carteira, multa de R$293,47, suspensão do direito de dirigir (CNH cassada) e recolhimento da moto ao pátio.

 

As modificações do CTB têm o objetivo de diminuir os números de sinistros envolvendo motos e crianças para salvar vidas. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o trânsito é a principal causa externa de mortes de crianças e adolescentes de até 14 anos no Brasil.

 

É importante que o condutor de motocicleta, ao carregar uma criança, pilote com velocidade reduzida a fim de facilitar o movimento, principalmente nas curvas (peso extra pode dificultar a pilotagem) e fique sempre de olho à sua volta. Um acessório importante, mas pouco conhecido, é o cinto de segurança para moto. Ele deve ser colocado na criança cobrindo todas as suas costas, acoplado e fechado na barriga de quem estiver pilotando, mas ele não substitui o “abraço” da criança. Sempre ande com ela abraçada durante todo o percurso. Utilize também capacetes, luvas, capas de chuva, calçados apropriados para gerar mais segurança aos dois.

 

Antes de subir na moto, converse e explique algumas instruções básicas de segurança para a criança como “não pular da moto”, não soltar a cintura do condutor, prestar atenção aos movimentos do condutor, entre outras. Certifique-se de que ela entendeu e que tenha maturidade para viajar na garupa, caso contrário, trafegue sozinho.

 

No trânsito, escolha a vida!




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3901631 | Usuários Online: 16

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados