O programa Transitando na Cidade de acordo com a resolução 980/2022 do Contran vai usar o mês de março para lembrar da importância da bicicleta como meio de transporte, de lazer e de esporte, bem como da sua prioridade no trânsito garantida por lei, valorizando e incentivando aqueles que optam ou que necessitam da mobilidade ativa.
Para fazer desse meio de locomoção um meio seguro, é preciso que os ciclistas saibam que há riscos de pedalar em cidades movimentadas ou em rodovias e que se deve usar equipamentos de proteção e roupas que facilitem sua visualização na via, de dia e à noite.
Demais condutores (motoristas e motociclistas), assim como os pedestres, devem entender a necessidade de respeitar os ciclistas e todos aqueles que optam pela mobilidade ativa.
Vamos trabalhar o respeito ao ciclista por parte dos modais, informando a distância que deve ser guardada de 1,5m a fim de protegê-los.
Quem pedala é saudável; quem pedala não polui o meio ambiente; quem pedala deixa lugar vago no transporte público. Por tudo isso, valorizar o ciclista e tratá-lo com respeito é fundamental para que tenhamos mais qualidade de vida.
A bicicleta é um veículo sensacional; respeite quem pedala assim como você respeita a si mesmo. O exemplo é a melhor forma de ensinar seu filho, a melhor forma de proteger a vida no trânsito, respeitando o ciclista, o pedestre e todos os usuários da via.
Mostre para seu filho as regras de segurança no trânsito, praticando-as, e demonstre para ele os equipamentos de proteção mais adequados para cada idade para proteção da vida no trânsito.
Vamos divulgar mensagens para quem projeta, constrói, gerencia e fiscaliza as vias, para que, conforme prega o Visão Zero, sejam implementadas e mantidas soluções de engenharia que coloquem os ciclistas em vias seguras para seus deslocamentos.